sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Saiba como driblar a desmotivação


A relação entre chefe e subordinado e a falta de perspectiva de crescimento, aliados a um clima insatisfatório, são fatores que ocupam o primeiro lugar em termos de desmotivação profissional. Em seguida, vêm o descontentamento, a remuneração e a atividade realizada. E, como do ponto de vista da empresa, funcionário desmotivado é sinônimo de baixa produtividade, é preciso ficar atento a essa situação.
E como driblar essa desmotivação? Nada como uma boa conversa, para detectar as razões dessa fase. Durante esse processo, é possível reverter a situação e distribuir melhor as tarefas, ou até mesmo mudar o colaborador de área, caso seja de seu interesse. É possível, por meio de soluções simples, deixar ambas as partes satisfeitas e recuperar a produtividade com esse remanejamento.
Como na correria do dia a dia os sinais de desânimo podem passar despercebidos, é fundamental melhorar a interface do Departamento de Recursos Humanos com os colaboradores, bem como investir em programas que busquem aumentar a integração entre os funcionários e a retenção de talentos.
Imagem: Thinkstock 

Ginástica laboral, massagem, comunicação interna intensa, treinamentos, entre outros,podemcapacitar, aprimorar e motivar a equipe. Já para atrair talentos, são recomendados um programa de boas-vindas, com a realização de palestras e exibição de vídeos, e um período que permita aos recém-chegados conhecer um pouco mais da história da rede e vestir a camisa da empresa. Para os mais antigos, uma atividade de reintegração, em que funcionários de diferentes setores possam interagir e trocar experiências, pode formar um time mais coeso e bem ambientado.

A relação com os colaboradores também deve ultrapassar as atividades rotineiras. O objetivo é encontrar sempre novas formas de motivar e formar talentos para o crescimento da empresa e da economia do País. Recursos humanos são uma prática diária, que requer sensibilidade, razão e ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário