terça-feira, 4 de setembro de 2012

Novas empresas têm dificuldades para permanecerem abertas


O brasileiro é um empreendedor. Tem criatividade, está acostumado a enfrentar adversidades e tem persistência. Por que então tantas no Brasil empresas fecham as portas antes mesmo de completar três anos de vida?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de 464,7 mil empresas abertas em 2007, quase a metade (48,2%) já haviam fechado as portas em 2010. O levantamento do IBGE mostra que a taxa de sobrevivência está relacionada ao porte das empresas. Quanto menor a empresa, mais sombrias são as perspectivas de sobrevivência.

Analistas que acompanham este tema concordam que a principal razão para um número tão expressivo é a falta de planejamento.



Com taxas de juro ainda altas, pouca oferta de crédito para investimentos nas empresas, alta carga tributária e pesados custos trabalhistas, o ambiente de negócios no Brasil dá pouca margem para erros. E sem planejamento, fica muito difícil prever dificuldades e planejar soluções.

Assim, se você tem uma boa ideia, antes de colocar a mão no bolso para financiar seu projeto, siga alguns passos:

1- Crie um plano de negócios – ele sinalizará custos, previsão de receita e dificuldades que poderão aparecer no meio do caminho (veja aqui uma planilha que o ajudará a criar seu plano de negócios).

2- Muita atenção antes de tomar dinheiro emprestado. Procure primeiro linhas específicas de fontes de fomento que são mais baratas e têm prazos maiores (veja aqui a entrevista com Paulo Alvim, do Sebrae, mais informações sobre essas fontes).

3- Trabalhe muito – provavelmente você sentirá saudades dos tempos em que tinha patrão. Por muito tempo você terá que ter uma dedicação quase integral a sua empresa, sem férias, feriado ou fins de semana. Lembre-se, ela é uma criança e precisará de seu empenho para crescer e aparecer.

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